top of page

Autoconhecimento: a descoberta de si

  • Foto do escritor: Andreia Ribeiro
    Andreia Ribeiro
  • 16 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de set. de 2023

"Eu quero desaprender para aprender de novo.

Raspar as tintas com que me pintaram.

Desencaixotar emoções, recuperar sentidos."

(Rubem Alves)

Muitas vezes, na jornada da vida, passamos tempo sem saber de fato quem somos, do que gostamos, o que nos deixa alegres, tristes, o que esperamos da vida, quais são nossos sonhos, o que desejamos realmente, o que não queremos, quais são nossas necessidades... enfim, ficamos de certa forma meio que alienados de nós. Conhecer a si mesmo nem sempre é tarefa fácil, por vezes pode ser até desconfortável, mas é algo possível, necessário e libertador.


Ao longo de nosso desenvolvimento nossa identidade vai sendo formada em um processo que, de modo geral, envolve uma interação complexa entre nossos genes e o ambiente que nos rodeia. Aprendemos modos de ser na relação com os outros, com nosso meio social e cultural e, a partir dessa dinâmica, vamos nos construindo enquanto pessoas. E, nessa constituição do ser, nem sempre temos consciência de quem nos tornamos ou pensamos ser. Agimos, por exemplo, de acordo com o que o ambiente espera de nós e não como gostaríamos de fato, ou temos dificuldades em tomar decisões, etc. E, por isso, o autoconhecimento se faz tão necessário, a fim de que possamos acessar a verdade sobre nós e acerca do que queremos para nossa vida, que nos faz bem e pode trazer realização pessoal.


O autoconhecimento envolve uma boa autocrítica, pela qual é importante aprendermos a analisar a nós mesmos tanto em termos de nossas potências como de aspectos nossos que precisam de crescimento. Além de nos atentarmos também para nossas necessidades em todos os âmbitos de nossa vida: biológico, psicológico, social, cultural e espiritual. Conhecer-se propicia mais autonomia à pessoa, no sentido de que esta se permite olhar para si, escutar-se e consequentemente atender aos anseios internos daquilo de que necessita e que agrega sentido para sua vida.


E, nessa caminhada, a Psicoterapia pode ajudar a facilitar esse processo de conexão consigo mesmo, o qual promove uma ampliação de consciência e de contato com aquilo que é importante para nós. Investir no autoconhecimento pode ajudar no fortalecimento de nossos recursos internos para lidar com as várias questões da vida para as quais somos chamados a dar uma resposta diante do que nos acontece.

bottom of page